sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Atividade 5 - Plano de Aula

Secretaria da Educação

Santa Rita do Araguaia – Goiás

Colégio Estadual Ivo de Moraes Cajango

Professoras: Maria de Fatima Teodoro Barcelos

Renilda Maria de Araujo Fraga

Telhamar R. de Farias

6º Ano “A”

CONTEÚDO:

Mudanças climáticas

1) Introdução:

Nesta atividade os alunos pesquisarão conceitos relacionados às Mudanças Climáticas, tais como: efeito estufa, ações humanas que emitem gases do efeito estufa, impactos ocasionados pelas Mudanças Climáticas e ações que podem minimizar estes impactos. Os mesmos apresentarão sua pesquisa de forma atrativa para toda a turma e o fechamento será feito pelo educador para estabelecer relações entre os temas apresentados.

2) Disciplinas:

Ciências Naturais, Geografia

3) Duraçao:

3 aulas

4) Recurso tecnológico:

Vídeo Mudanças Climáticas

5) Materiais necessários:

· Materiais de referência sobre Mudanças Climáticas (revistas, jornais, informações de sites na Internet, livros) disponíveis na própria escola

· Televisão e aparelho de DVD

· Maquina digital (Registrar a apresentação)

6) Objetivos:

· Possibilitar a compreensão do fenômeno das Mudanças Climáticas

· Estimular a pesquisa de ações humanas que contribuem para este fenômeno

· Estimular adoção de boas práticas para minimizar os impactos das Mudanças Climáticas

7) Procedimento:

O professor fará a introduçao do tema com uma conversa informal e o Vídeo sobre as Mudanças Climaticas, em seguida os alunos sairão da sala de aula para realizarem pesquisas sobre os temas abordados na Biblioteca e no Laboratório de Informática. Após concluirem suas pesquisas, os alunos se organizaram em grupos de acordo com o tema pesquizado e elaboraram uma apresentação sobre os mesmos:

1) Efeito estufa: como funciona, por que é benéfico à vida, quais gases constituintes da atmosfera estão relacionados com este efeito.

2) Atividades humanas: quais atividades humanas são responsáveis pela emissão de gases que potencializam as Mudanças Climáticas (como gás carbônico e metano), quem são os principais países emissores, classificação das atividades em “processos industriais” e “mudança de uso da terra”.

3) Conseqüências das mudanças climáticas: impactos no planeta que podem estar relacionados às Mudanças Climáticas (como furacões, enchentes, secas, etc), como estes eventos ocorrem.

4) Atividades humanas: quais ações podem minimizar os impactos das Mudanças Climáticas, qual a relação destas ações com a minimização dos impactos.

8) Avaliação:

Os alunos serão avaliados continuamente atraves de sua participaçao nas atividades propostas, nas pesquisas realizadas e na organizaçao e apresentaçao de seus trabalhos, individualmente e em grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário