segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Atividade 06 - Planejamento

Estado de Goiás
Secretaria de Estado de Educação
Colégio Estadual Ivo de Moraes Cajango
Santa Rita do Araguaia

Professora: Renilda Maria de Araújo Fraga e Adenilda dos Santos Amorim
Série: 4ª ano e 5º ano “A” ou seja 50 alunos Turno: Matutino
Disciplina: Português e Arte
Período de Realização: Setembro de 2008

Projeto: Sarau de Poesias

Ler é ter o mundo em suas mãos

Justificativa:
Este projeto tem como intenção maior que os alunos vivenciam o papel de leitores, uma vez que os mesmos sentem-se atraídos por poesias, musicas infantis, parlendas e outros e que, muitas vezes, já tem o conhecimento deste tipo de texto.
As poesias possibilitam as crianças refletirem não somente sobre os conteúdos, como também a forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmo e rimas, alem das questões culturais e efetivas envolvidas.

Objetivo Geral:
Despertar o gosto pelas diversas modalidades de leitura de poesias, favorecendo a aprendizagem de forma fecunda e inovadora, buscando a participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas além de criar laços de amizades entre os alunos.

Conteúdos:

  • Participação em que o professor é o leitor;
  • Participação em situações em que os alunos são os leitores;
  • Observação e manuseio de materiais impressos, como livros e textos;
  • Valorização da leitura como fonte de prazer;
  • Características e recursos do texto poético.

Recursos tecnológicos:
  • Biblioteca Cora Coralina;
  • Aparelho de som e Computador e Máquina digital.
Procedimento:
1º dia – Apresentação do projeto aos alunos da 4º ano.
2º dia – Pesquisa de poesias na Biblioteca Cora Coralina;
3º dia – Roda de leitura de poesias feita pelo professor e pelos alunos;
4º dia – Ler uma poesia com rima e conversar com as crianças;
v Escrita coletiva da poesia lida trocando as letras;
v Deixar o texto exposto na sala, em lugar onde possam ler diariamente
5º dia – Produção de poesia de crianças;
6º dia – Selecionar com as crianças as poesias de que mais gostaram e levá-los ao
Laboratório para os mesmos digitarem;
7º dia – Ensaio e preparação para apresentação do sarau;
8º dia – Montagem do painel com as poesias escritas pelos alunos;
9º dia – Realização do Sarau, e apresentação do livro organizado com poesias preferidas e com aquelas que eles foram produzindo ao longo do projeto.

Produto Final:
  • Sarau
  • Livro de Poesias

Resultados esperados:
Sem dúvida o projeto alcançou um alto índice de aproveitamento, pois as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto só acrescentaram pontos positivos na vida do aluno além de saírem rotina da sala de aula ganharam através de um convívio diferente, uma relação de laços de amizade e cumplicidade um dos objetivos do projeto.
Apesar da inquietude dos alunos foi finalizado com a apresentação do sarau onde os mesmos declamaram poesias de sua autoria e somente dois alunos leram poesias de Pedro Bandeira e Ruth Rocha.

Ler é viajar no tempo, buscar sonhos e utopias. Escrever é realizá-lo através de palavras!

Atividade 05 - FICHAMENTO

Projeto PROERD

Nesta atividade foi desenvolvido o Projeto PROERD que significa Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência
O PROERD é um programa educacional, cuja finalidade é orientar os alunos (as) para que fiquem longe das drogas e da violência. Foi ministrado pelo Policial militar Ribeiro com o apoio da escola e a minha participação como professora regente da sala de uma turma de 5º ano.
Englobou as disciplinas Ciências, Português, Arte e Educação Religiosa, cujos conteúdos eram relacionados às drogas, prevenção, conscientização, relacionamento familiar, amizade, respeito...
O projeto teve duração de quatro meses, utilizou como tecnologia vídeos, aparelho de som e a biblioteca Cora Coralina para pesquisa.
As atividades em sala de aula eram iniciadas sempre com música, havia também exercícios extraclasses, atividades em duplas, confecções de cartazes, debates, e finalizado com entrega do certificado do aluno participante na Câmara Municipal de Santa Rita do Araguaia juntamente com a família e membros da sociedade.
Em todas as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto só acrescentaram pontos positivos na vida do aluno, os mesmos eram pré-adolescentes e adolescentes e às vezes até conviviam com as drogas.
Os alunos saíram da rotina da sala de aula ganharam também a confiança dos pais, responsáveis, através de um convívio diferente, além de uma relação de laços de amizade e cumplicidade. A participação dos alunos no decorrer do projeto foi de 100% de presença, mas alguns se destacaram mais que os outros, pois alguns se sentem mais descontraídos, mais interessados e participativos, mesmo assim, acredito que obteve aproveitamento de 80% no aprendizado moral e educacional da turma.


Atividade 04 - Tecnologia na Educação

Atividade 03 - Reflexões

Reflexões sobre a postura da educação diante do panorama desenhado pelas próprias tecnologias

Através do vídeo assistido no site YouTub na entrevista de Ladislau Dowber é possível acreditar que as escolas terão um novo perfil ou uma nova identidade, pois a tecnologia está avançada e os professores para se garantirem terão que se capacitar, buscar na tecnologia (vídeos, DVDs, televisão, internet, TV a cabo, ....) uma nova forma pedagógica de ensinar, pois se tratando em tecnologia pensamos apenas em computadores ou internet e não é só isso.
As escolas terão que ser flexíveis, se adaptar, propor mudanças rápidas para receber esse novo mundo tecnológico, criar espaços, ser facilitadora desse conhecimento, selecionar informações significativas, não ficar preso no tradicionalismo mais sim ser a articuladora desse novo processo. Com essas novas ferramentas os alunos não ficarão presos somente as salas de aulas, poderão desenvolver seus conhecimentos através de outros meios, trazerem a realidade para dentro da escola o que tornará a aprendizagem mais prazerosa e expressiva. É isso que precisamos, de uma educação com qualidade, menos decoradora e mais reflexível.
Renilda

Atividade 02 - A identidade do professor na sociedade atual

Nos textos Maria Umbelina, Paulo Blikstein, Marcelo Kinorich e na entrevista de Antonio Nóvoa nos faz refletir sobre o professor na sociedade atual e sobre a formação continuada do profissional.
Quando se fala em profissionais da educação, lembramo-nos da LDB que garante condições dignas de trabalho, educação continuada, plano de carreira, mas isso está longe de acontecer. A mídia faz a propaganda e a população acredita como aconteceu com esse novo plano do piso salarial que atingiu somente alguns estados brasileiros em que o professor recebia um salário indigno, mas estimado por ele.
Acredito que vivemos numa sociedade onde o professor tem a possibilidade de crescer profissionalmente se capacitando através de cursos presenciais e principalmente da inserção da tecnologia que tem um grande potencial de propor mudanças para a educação. Para o professor aceitar o desafio do novo ainda é uma questão que muitos têm medo e receio de errar, está deixando de lado sem saber que a tecnologia só veio para melhorar ainda mais o ensino aprendizagem, porem com uma imensidão de vantagens, assim como suas desvantagens quando usada inadequadamente.
O professor de hoje tem que estar prepara para propor mudanças para si mesmo, buscar a facilidade e a modernidade que o mundo nos oferece. Ser professor é ser um organizador de aprendizagem, ser reflexivos, que pensa, coordena, reelabora e busca novos meios para unir a teoria com a prática pedagógica e criar condições para esse desenvolvimento. A tecnologia está em todo lugar e ao nosso alcance de todos falta apenas o professor se inserir nesse meio para torná-lo um novo profissional que produz para si, para o aluno e para a sociedade.

Renilda

Atividade 01 - Quem sou como professor e aprendiz

Para que os professores de hoje se integrem ao mundo em que vivem espera_se que sejam criticos bem informados trabalhem de modo harmonioso em grupo e que estejam sempre se capacitando investindo em seus conhecimentos mostrando-se aptos a desenvolver raciocinios cada vez mais complexos
Dessa forma e importante valorizar positivamente a capacidade de questionar e propor mudanças buscando construir situaçoes didaticas que possibilitem efetivar a soluçao das dificuldades encontrada sendo uma delas a inserçao tecnologia na educação.
Quero dizer que somos todos professores e aprendizes, nascemos aprendendo com o mundo e com a realidade que nos rodeia. O importante nao e parar no tempo e sim crescer na expectativa da melhoria em todos os ambitos da sociedade Como trabalho na area da educaçao e sou professora tento me qualificar a cada dia para contribuir que isso aconteça Vivemos no mundo globalizado moderno em que a tecnologia esta presente e nossos alunos estão cobrando dos profissionais da educaçao esse novo mundo chamado a Era da tecnologia
As novas tecnologias tem atingido cada vez mais o sistema educacional as escolas e principalmente as universidades Veio para facilitar o processo ENSINO/APRENDIZAGEM e o professor e um grande dinamizador dessa ferramenta e utilizada como ferramenta de apoio no processo pedagogico para quebrar os paradigmas bem como para que aluno e professor possam conhecer o mundo viajar pelas diferentes realidades conhecer culturas diferentes desenvolvendo a aprendizagem atraves da permuta colaborativa
Ser professor e sair na busca do conhecimento ser um eterno aprendiz para que seu aluno possa acreditar e admirar o professor que tem

Renilda