segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Atividade 02 - A identidade do professor na sociedade atual

Nos textos Maria Umbelina, Paulo Blikstein, Marcelo Kinorich e na entrevista de Antonio Nóvoa nos faz refletir sobre o professor na sociedade atual e sobre a formação continuada do profissional.
Quando se fala em profissionais da educação, lembramo-nos da LDB que garante condições dignas de trabalho, educação continuada, plano de carreira, mas isso está longe de acontecer. A mídia faz a propaganda e a população acredita como aconteceu com esse novo plano do piso salarial que atingiu somente alguns estados brasileiros em que o professor recebia um salário indigno, mas estimado por ele.
Acredito que vivemos numa sociedade onde o professor tem a possibilidade de crescer profissionalmente se capacitando através de cursos presenciais e principalmente da inserção da tecnologia que tem um grande potencial de propor mudanças para a educação. Para o professor aceitar o desafio do novo ainda é uma questão que muitos têm medo e receio de errar, está deixando de lado sem saber que a tecnologia só veio para melhorar ainda mais o ensino aprendizagem, porem com uma imensidão de vantagens, assim como suas desvantagens quando usada inadequadamente.
O professor de hoje tem que estar prepara para propor mudanças para si mesmo, buscar a facilidade e a modernidade que o mundo nos oferece. Ser professor é ser um organizador de aprendizagem, ser reflexivos, que pensa, coordena, reelabora e busca novos meios para unir a teoria com a prática pedagógica e criar condições para esse desenvolvimento. A tecnologia está em todo lugar e ao nosso alcance de todos falta apenas o professor se inserir nesse meio para torná-lo um novo profissional que produz para si, para o aluno e para a sociedade.

Renilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário