segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Atividade 06 - Planejamento

Estado de Goiás
Secretaria de Estado de Educação
Colégio Estadual Ivo de Moraes Cajango
Santa Rita do Araguaia

Professora: Renilda Maria de Araújo Fraga e Adenilda dos Santos Amorim
Série: 4ª ano e 5º ano “A” ou seja 50 alunos Turno: Matutino
Disciplina: Português e Arte
Período de Realização: Setembro de 2008

Projeto: Sarau de Poesias

Ler é ter o mundo em suas mãos

Justificativa:
Este projeto tem como intenção maior que os alunos vivenciam o papel de leitores, uma vez que os mesmos sentem-se atraídos por poesias, musicas infantis, parlendas e outros e que, muitas vezes, já tem o conhecimento deste tipo de texto.
As poesias possibilitam as crianças refletirem não somente sobre os conteúdos, como também a forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmo e rimas, alem das questões culturais e efetivas envolvidas.

Objetivo Geral:
Despertar o gosto pelas diversas modalidades de leitura de poesias, favorecendo a aprendizagem de forma fecunda e inovadora, buscando a participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas além de criar laços de amizades entre os alunos.

Conteúdos:

  • Participação em que o professor é o leitor;
  • Participação em situações em que os alunos são os leitores;
  • Observação e manuseio de materiais impressos, como livros e textos;
  • Valorização da leitura como fonte de prazer;
  • Características e recursos do texto poético.

Recursos tecnológicos:
  • Biblioteca Cora Coralina;
  • Aparelho de som e Computador e Máquina digital.
Procedimento:
1º dia – Apresentação do projeto aos alunos da 4º ano.
2º dia – Pesquisa de poesias na Biblioteca Cora Coralina;
3º dia – Roda de leitura de poesias feita pelo professor e pelos alunos;
4º dia – Ler uma poesia com rima e conversar com as crianças;
v Escrita coletiva da poesia lida trocando as letras;
v Deixar o texto exposto na sala, em lugar onde possam ler diariamente
5º dia – Produção de poesia de crianças;
6º dia – Selecionar com as crianças as poesias de que mais gostaram e levá-los ao
Laboratório para os mesmos digitarem;
7º dia – Ensaio e preparação para apresentação do sarau;
8º dia – Montagem do painel com as poesias escritas pelos alunos;
9º dia – Realização do Sarau, e apresentação do livro organizado com poesias preferidas e com aquelas que eles foram produzindo ao longo do projeto.

Produto Final:
  • Sarau
  • Livro de Poesias

Resultados esperados:
Sem dúvida o projeto alcançou um alto índice de aproveitamento, pois as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto só acrescentaram pontos positivos na vida do aluno além de saírem rotina da sala de aula ganharam através de um convívio diferente, uma relação de laços de amizade e cumplicidade um dos objetivos do projeto.
Apesar da inquietude dos alunos foi finalizado com a apresentação do sarau onde os mesmos declamaram poesias de sua autoria e somente dois alunos leram poesias de Pedro Bandeira e Ruth Rocha.

Ler é viajar no tempo, buscar sonhos e utopias. Escrever é realizá-lo através de palavras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário